sexta-feira, 5 de março de 2010

Escada... é um Aeróbio ou Treino Funcional...

Na onda dos treinamentos funcionais cade vez mais são adaptados exercicios cotidianos juntamente com o treino de força e aerobiose, tenho conversado com muitas pessoas do meio e até alguns charlatões que vende esta tendencia como a solução da tua vida. Para entendermos melhor vamos dicertar o que são exercicios funcionais:
- São exercicios que exercem uma função proposital relacionada a atividades recorrentes no cotidiano, exemplo se pegarmos um lutador de Muay Thay qual o movimento mais ultilizado pelo mesmo na luta "joelhadas" assim adicionamos a mesma conciliada com cargas e variações em seu treinamento, e onde vem a Escada bem a escada é um exercicio funcional que será definido em aerobio ou apenas funcional aerobio de acordo com a sua duração!
Se realizarmos 20 minutos de escada inemterruptdos ela se torna um aerobio pois o mesmo nada mais é um exercicio de intensidade moderada ou constante por um longo periodo e sem intervalos, alguns atletas usam o metodo contando repetições e descansando entre as idas e vindas, outros ja preferem fazer direto apenas contando o tempo tornando o mesmo mais árduo e ocasionando um gasto calórico maior. Bom lembrar que a variação entre metabolismo aerobios e anaerobios podem variar tabém com a ingesta calórica e macronutrientes da dieta, mas independente disto não recomendo que ninguém faça escada em jejum devido a exigencia de glicose e o2 envolvida aos membros inferiores podendo ocorrer hipoglicemia severa e até mesmo catabolismo muscular.
Meses atras na cidade de Ribeirão Preto juntamente com o Prof. Lauro de Britto (treinador de atletas de alto nivel do culturismo nacional) podemos acompanhar de perto a preparação do grande atleta Edilson de Oliveira ( top five no mundial Nabba Eslovaquia 2009), segundo o mesmo escada é indispensavel na tua preparação dando um pump nas coxas aprofundando os cortes e densidade muscular do grupo envolvido!


Nenhum comentário:

TIME LUCAS ALVES - HORSEPOWERSHOW 2024